Feiras livres de São Paulo agora contam com PEVs de materiais recicláveis e óleo de cozinha usado

Projeto criado pela ABAST conta com participação da CICLA, por meio do projeto Eu Óleo pelo Futuro de fomento à economia circular e reciclagem de óleo de cozinha usado financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Quem frequenta feiras livres dos bairros da zona oeste e do centro de São Paulo pode conhecer o projeto Feira + Sustentável, criado pela Supervisão Geral de Abastecimento (ABAST) da Prefeitura de São Paulo e que conta com a participação da CICLA, empresa que tem como objetivo a difusão de formas eficientes para diminuição da geração de resíduos e aumento das taxas de reciclagem. Feira + Sustentável é um projeto piloto que acontece até o dia 10 de outubro e visa instituir Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis, incluindo o óleo de cozinha usado, nas feiras livres de São Paulo. É muito fácil, os interessados devem procurar pela barraca identificada e fazer a entrega dos produtos e retirar seu brinde que pode ser uma ecobag, muda de tempero ou sabão ecológico. Além disso, pode conferir a programação de oficinas, música, entre outros, que está sendo realizada pela Prefeitura para atrair a atenção da população.

O projeto está sendo testado em seis feiras livres sendo cinco da Lapa e uma no centro da cidade. Todos os materiais recicláveis e o óleo de cozinha usado estão sendo coletados, destinados e tratados por empresas parceiras da ABAST e apoiadoras do projeto. Na semana de inauguração do projeto foram contabilizados 750 kg de materiais recicláveis, 270 kg de vidro, 12 kg de pilhas e baterias e 280 litros de óleo de cozinha usado. Essa quantidade tende aumentar com a intensificação da divulgação e maior conhecimento da população sobre a Feria + Sustentável.

O projeto está de acordo com o plano de metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que busca reduzir, em quatro anos, em 500 mil toneladas o volume de resíduos recicláveis enviados aos aterros municipais.

“Participar desse projeto é fundamental para nós, que queremos difundir formas eficientes de diminuir a geração de resíduos e aumentar as taxas de reciclagem junto à indústria, cooperativas, catadores, coletores e sociedade. Muito importante saber que ABAST tem esse olhar para esse problema tão sério para o planeta”, explica Kellen Ribas, cofundadora e CEO da CICLA.

 

Confira a lista de feiras participantes:

3ª feira: Rua Bartolomeu Bueno (Vila Anastácio);

4ª feira: Rua Caiowaa (Sumarezinho);

5ª feira: Rua dos Andradas (Centro);

6ª feira: Rua Ministro Ferreira Alves (Vila Pompéia);

Sábado: Rua Barão do Bananal (Vila Pompéia);

Domingo: Rua Fábia (Lapa)”

As localizações das feiras também estão disponíveis no link  https://www.oleopelofuturo.com.br/Home/Mapa com marcadores exclusivos que facilitam a identificação dos pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support